Nossa História

Pequeno Histórico

As origens do Grupo Espírita Irmão Frederico remontam aos anos de 1954/55, quando o Sr. Manoel Alves, sua irmã Carmem e outros irmãos foram surpreendidos com manifestações mediúnicas através da irmã deles, D. Carmélia.
Como o grupo familiar não era esclarecido a respeito do assunto, procurou, então, a ajuda do Sr. Francisco Lemos de Carvalho e de D. Corina, sua esposa. Estes amigos aconselharam a criação do Culto do Evangelho no Lar, em virtude das manifestações mediúnicas que estavam ocorrendo. O Sr. Francisco passou para eles, nesta ocasião, as primeiras noções de Espiritismo.
Algum tempo depois, com a desencarnação do Sr. Francisco, os Cultos tomaram a feição de reuniões mediúnicas com características de Umbandismo, mantendo, porém, a orientação do Evangelho Segundo o Espiritismo, sendo, também, transferida para a casa do Sr. Celso Goulart, esposo de D. Carmem.
Nestas reuniões, coordenadas pelo Espírito Juca Pedro, o Espírito Irmão Frederico se manifestou ao grupo pela primeira vez, através da mediunidade de D. Carmélia, e se identificou como médico alemão, apresentando muita dificuldade de se expressar em português. Posteriormente, ele se comunicou por várias vezes, passando a orientar o grupo, donde surgiu imensa simpatia de todos por esta entidade espiritual.
Pouco depois, paralelamente a aquela reunião, surgiu o trabalho de assistência social, incentivado pelos Srs. Antônio dos Santos e Dionísio Silveira, sendo que no ano de 1958, o grupo contava com intenso trabalho de assistência nos leprosários de Belo Horizonte, atendendo a todas as faixas etárias de hansenianos e também atuava em campanhas para os hospitais da cidade e realizava outras tarefas como distribuição de sopa, alimentos, roupas, etc.
Voltando um pouco no tempo, ao ano de 1953, vamos conhecer outro fato marcante para o surgimento do Grupo Espírita Irmão Frederico. É que o Sr. Manoel Alves atravessava, na ocasião, um sério problema de saúde, de tratamento muito difícil para a época. Então, seu amigo, Sr. André Xavier, propôs uma visita a Pedro Leopoldo, onde o médium Francisco Cândido Xavier, seu irmão, trabalhava intensamente dentro da Doutrina Espírita, com sua mediunidade maravilhosa.
Realizado o tratamento espiritual e conseguida a cura do Sr. Manoel, alguns participantes das reuniões do grupo familiar aos quais nos referimos, passaram a frequentar as atividades de assistência social realizadas por Francisco Cândido Xavier, principalmente a famosa tarefa da Peregrinação, fazendo, então, frequentes visitas a Pedro Leopoldo, o que continuou até 1959, quando o médium se transferiu para a cidade de Uberaba.
Num desses encontros, Chico Xavier informou que o Espírito Irmão Frederico estava vinculado à equipe da Irmã Scheila, espírito amigo que o auxiliava em suas tarefas e que Irmão Frederico tinha sido médico na Segunda Guerra Mundial.
Anos depois, outra orientação importante foi dada por Chico Xavier, com relação às reuniões mediúnicas realizadas na casa do Sr. Celso. Chico aconselhou ao grupo familiar, acrescido de amigos, que não realizasse as reuniões dentro de casa. Foi, então, construído um pequeno quarto nos fundos da casa do Sr. Celso, onde o intercâmbio mediúnico passou a ser realizado, permanecendo aí até o mês de março de 1962, quando passou a funcionar num cômodo nos fundos da casa do Sr. Manoel Alves, à Rua Cornélio Cerqueira, 140, no bairro Padre Eustáquio.
A partir desta data, então, o Grupo assumiu realmente as características de um Grupo Espírita e adotou o nome de Grupo Espírita Irmão Frederico, em homenagem ao Espírito amigo que havia muito tempo acompanhava e orientava aqueles irmãos, perdendo, também, as características de grupo familiar.
Nesta época, o Grupo realizava reuniões mediúnicas, com um estudo preliminar do Evangelho Segundo o Espiritismo e Atividades de Assistência Social, as quais eram consideradas prioritárias, sendo realizadas distribuições, visitas e um trabalho ativo de ajuda à Colônia Santa Isabel.
A partir do ano de 1968, quando o Sr. Manoel Alves conheceu o Grupo Espírita Emmanuel, as atividades do Grupo Irmão Frederico tomaram outro rumo, passando a ser dada ênfase, também, às reuniões de estudo da Doutrina Espírita e do Novo Testamento, sob a orientação e supervisão do Sr. José Damasceno Sobral e outros amigos do Grupo Emmanuel. E, por volta de 1972, o Grupo Espírita Emmanuel passou a utilizar a pequena sala de reuniões do GEIF, quando, então, os laços de afinidade se estreitaram ainda mais, laços que permanecem até hoje.
As atividades de Assistência Social continuaram intensamente até o ano de 1977, quando alguns membros do Grupo assumiram compromissos na área de Divulgação Doutrinária e Evangélica, passando a se dedicarem com afinco a esta tarefa, iniciando, também no GEIF, a tradição de formar expositores da Doutrina.
Em 1985, com o crescimento do Grupo, surgiu a necessidade de uma maior organização, principalmente nos aspectos administrativo e jurídico. Foi, então, elaborado o primeiro estatuto da instituição e providenciado seu Registro no Cartório de Pessoas Jurídicas. Passou a contar, a partir daí, com uma Diretoria formada de 07 membros, com um Presidente escolhido entre eles. Seu primeiro Presidente, nesta nova fase, foi o Sr. Manoel Alves.
Logo após, os membros do Grupo passaram a alimentar o sonho de construir sua Sede própria, almejando realizar tarefas que eram impossibilitadas pela falta de espaço físico. Aprovada a idéia, o primeiro passo foi a aquisição de um lote, o que acabou ocorrendo no ano de 1989, depois da realização de vários eventos para arrecadar fundos, sempre contando com a ajuda de seus membros e de amigos de outros Grupos, inclusive com doações de verbas.
Após a compra do lote, continuaram as realizações de eventos (almoços fraternos, jantares dançantes, festivais de sorvete e outros) com renda destinada à construção do prédio que, enfim, teve início no ano de 1993. E com a colaboração de todos, encarnados e desencarnados, a Sede foi inaugurada no dia 27 de dezembro de 1996, coroando um esforço de muitos anos.


ATIVIDADES DA EPOCA


Funcionando em sua Sede Própria, à Rua Redentor nº 90, Bairro São José – Belo Horizonte- MG, fone: 418-3525, o Grupo mantia diversas atividades, em seus vários departamentos , as quais relacionamos abaixo:


1) Reuniões de Estudo

1.1- Reunião de Estudo Evangélico- Doutrinário

- Estudo do Livro dos Espíritos e do Novo Testamento por meio das obras de Emmanuel e, também, temas diversos
- Aplicação do Passe
- Toda Terça-feira de 20 às 21:30

1.2 – Reunião de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

- Estudo mais aprofundado da Doutrina, principalmente dos princípios básicos
- Dividida em dois grupos de estudo
- Toda Segunda-feira de 20 as 21: 30

1.3- Reunião de Estudo Evangélico- Doutrinário

- Estudo de temas doutrinários, evangélicos e de assuntos atuais
- Aplicação do Passe
- Todo Sábado de 17: 30 às 18: 45

1.4 - Juventude Espírita Irmão Frederico

- Estudo doutrinário, evangélico e de temas voltados para o jovem
- Atividades de Integração
- Todo Sábado de 15: 30 às 17: 00

1.5- Reunião de Evangelização para as Famílias Assistidas

- Estudo doutrinário, evangélico e de temas voltados para a família:
Todo Sábado de 14 as 15: 00

2- Reuniões Mediúnicas (Privativas)

2.1- Educação Mediúnica

- Toda Quarta-feira de 20 as 21: 30

2.2- Desobsessão

- Toda Sexta-feira de 20 as 21: 30

3- Evangelização da Criança

3.1- Para as crianças das famílias assistidas
- Todo Sábado às 14: 00

3.2- Para as crianças dos assistentes das reuniões públicas

- Todo Sábado às 14: 00
4) Assistência Social

4.1- Sopa Fraterna

- Confecção: todo Sábado a partir de 9: 00
- Distribuição: todo Sábado a partir de 15: 00

4.2- Atendimentos às Famílias Assistidas

- Todo Sábado a partir de 15: 00

4.3- Distribuições de alimentos às Famílias Assistidas

- Todo Sábado a partir de 16: 00

4.4- Cursos para Gestantes

- Primeiras e terceiras Quintas- Feiras do mês, de 19: 30 às 21: 00

4.5- Visitas Fraternas

- Asilo Recanto da Saudade e Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus:

- todo 3º Domingo do mês às 14: 00






Belo Horizonte, 29 de dezembro de l998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário